Barra de São Francisco
Cidades e Bairros

Barra de São Francisco: conheça os encantos da cidade

Barra de São Francisco é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Com população, segundo o IBGE de cerca de 45 mil habitantes. Em outras palavras, a cidade alia modernidade e aconchego, em uma cidade próspera e com comércio diversificado.

As principais fontes de renda do município são a extração de granito, a agricultura e o comércio. Contudo, há encantos turísticos e qualidade de vida acima da média no Estado.

Preparamos este artigo para mostrar os encantos da cidade capixaba.

Barra do São Francisco e seus números

O município de Barra do São Francisco data de aproximadamente 1927. Em seu quase um século de existência, tem como pilar econômico o desbravamento da região por lavradores. Primeiramente, com a produção de café, e posteriormente, com a extração de granito.

Lá estão as maiores jazidas do País, com previsão de exploração ao longo de dois mil anos. Ou seja, com economia ativa e próspera.

Fazendo limite com a cidade mineira de Mantena e com o município capixaba de Itaúnas, Barra do São Francisco foi emancipado em 1943. 

A cidade tem uma população jovem, com cerca de 96% de crianças e jovens escolarizados. Além disso, sua estrutura de arborização urbana é de mais de 56% das vias públicas, e os índices de saúde e educação estão entre os melhores do Estado.

Nos últimos vinte anos, teve o índice de desenvolvimento humano (IDH) ampliado para 0,683.

Pontos turísticos e feiras comerciais

Mesmo sendo uma cidade relativamente nova, Barra do São Francisco tem a Igreja Católica matriz como um de seus cartões postais. Isso porque foi construída em 1955, a Matriz São Francisco de Assis tem estrutura moderna e encanta seus visitantes. 

Para atrações naturais, os destaques são a Cachoeira de Itaúnas e a Cachoeira do Granito. Aliás, esta última, localizada no rio São Mateus, é destaque entre moradores e turistas.

Também é famosa a Cachoeira dos Mol, na divisa com o município mineiro de Mantena e com área dedicada para trilhas. Por isso o local é frequentado por mochileiros e aventureiros, que buscam contato com a natureza.

Já no quesito comercial, a Feira Internacional do Mármore e do Granito é destaque na cidade. O evento mostra o potencial das rochas ornamentais capixabas e atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o local. 

Em função do evento, que é um sucesso, foi criada a Rota Turística do Mármore e do Granito, roteiro percorrido por compradores de pedras e profissionais do segmento.

More no Residencial Bela Vista

Agora que você já conhece um pouco de Barra do São Francisco, que tal morar no melhor lugar da cidade? O Residencial Bela Vista tem um conceito moderno de moradia, sendo um bairro planejado que será um marco no desenvolvimento urbano da região.

Ele equilibra moradia, infraestrutura, segurança, serviços e bem-estar além de ter sido desenvolvido a partir dos desejos da população.

Com lotes a partir de 160 m², o Residencial Bela Vista está localizado no acesso de Mantena a Barra de São Francisco e próximo ao mais novo supermercado da região. 

Saiba mais clicando aqui. Ou entre em contato conosco em um dos ícones aqui embaixo.

Whatsapp
Facebook
Linkedin
Youtube
Instagram: Barra de São Francisco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *