Legalidade de loteamento
Dicas,  Mercado Imobiliário

A legalidade do loteamento: qual a importância e como verificar

A legalidade do loteamento é um dos pontos mais importantes para quem pretende adquirir um empreendimento ou lote. O investimento no mercado imobiliário tem atraído cada vez mais um alto número de pessoas, mas é preciso tomar cuidado. Em outras palavras, há trâmites que precisam ser realizados para que o comprador não tenha nenhuma surpresa. 

Pensando nisso, preparamos este artigo que vai te ajudar a entender se a compra será feito conforme a lei.

A legalidade do loteamento é essencial para um negócio positivo

No início de 2019, o país ficou chocado com a notícia do desabamento de um prédio de quatro andares, no Rio de Janeiro. Primeiramente se questionou as condições da obra e depois soube-se da ilegalidade da mesma.

Ainda que haja burocracia nas leis brasileiras, é importante compreender que elas têm objetivo de proteção à sociedade.

Naquele caso, por exemplo, os investimentos dos moradores foram perdidos, uma vez que não havia autorização pública para a construção. Logo, não houve ressarcimento já que não havia registro de que a propriedade era das vítimas do desabamento.

A importância da conferência de informações

Após a leitura do tópico anterior, você deve estar se perguntando como fugir de golpes. E o primeiro passo é adquirir seu lote a partir de uma pesquisa detalhada do vendedor. Pesquise, pergunte, solicite todas as informações que julgar necessário.

Aliás, na Lotenet, todas estas informações são online, através do primeiro e único portal exclusivo de vendas de lotes do Brasil.

Veja o vídeo que preparamos explicando nosso negócio.

A infraestrutura e a utilidade das licenças

Quando se fala de infraestrutura na legalidade de lotes, deve-se considerar o mínimo para sua existência como empreendimento. Ruas pavimentadas, calçadas, iluminação, saneamento e outros precisam ser avaliados antes da escolha. Além de valorizar o investimento, eles são a garantia de qualidade de vida e comodidade.

Quanto às licenças, elas precisam estar de acordo com a lei, e você pode verificá-las no cartório de imóveis em que o terreno está registrado.

A legalidade do loteamento e as certidões do terreno

Ao adquirir um lote, você precisa saber se existe algum impeditivo de venda, conhecer o histórico da empresa e outros fatores. É necessário também saber se ele não possui dívidas junto ao município assim como está em um inventário.

Em outras palavras, o mais adequado é a aquisição direta com construtoras e imobiliárias. Isso porque, em geral, elas realizam estudos mercadológicos complexos antes de realizar o investimento.

Por isso a Lotenet é o seu canal ideal de aquisição, com segurança e conforto.

São lotes em várias localidades de Minas Gerais, todos com especificidades que atendam você e sua família, de forma completa.

Para saber mais dos lotes disponíveis, clique em um dos ícones abaixo e entre em contato conosco.

Seja para investimento imobiliário ou para morar com sua família, nós temos o lote ideal para você.

Consideramos que este é um momento passageiro porém que requer cuidados e informação. 

Whatsapp: A legalidade do loteamento
Facebook: A legalidade do loteamento
Linkedin: A legalidade do loteamento
Youtube: A legalidade do loteamento
Instagram: A legalidade do loteamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *