Lote ideal
Dicas

O lote ideal: como escolher o seu

A escolha do lote é a primeira e talvez uma das mais importantes etapas para a construção. Seja para um investimento imobiliário ou para a casa dos seus sonhos, requer atenção e cuidados.

É preciso analisar os pontos negativos e positivos dos terrenos disponíveis e além disso verificar todas as características. Em outras palavras, é sabido que comprar um lote para construir é muito mais econômico, mas você sabe por onde começar?

Por isso preparamos esse artigo com dicas infalíveis para você entender os principais pontos: localização, legislação, aspectos físicos, infraestrutura, preço e documentação. Confira!

E não deixe de ler aqui sobre tudo o que você deve fazer antes, depois e durante a compra.

O lote ideal começa pela topografia

Topografia diz respeito sobre o desnível do lote, que pode ser plano, aclive (para cima) ou declive (para baixo).

Quando se entende essas inclinações fica muito mais fácil realizar um projeto que respeite o traçado natural. Em outras palavras: evita-se grandes cortes de terra ou aterros. É notável que essa movimentação de terra deixa a obra muito mais cara uma vez que depende de estruturação de contenção e de drenagem.

Enquanto isso, terrenos íngremes podem ser pensados com construções em padrões diferenciados, e custam menos que os planos. Contudo, precisa normalmente de degraus, o que desqualifica se você quer uma casa térrea.

Verificação do tipo de solo

Esta parte é essencial e irá te dizer qual o tipo certo de fundação onde você irá construir sua casa. Por isso, é necessário a contratação de uma sondagem para fazer o perfil do terreno, e compreender o local mais apropriado para apoiar o alicerce. Entre o que deve ser observado:

  • se há pedras em excesso na superfície, o que normalmente resulta em fundação mais profunda e mais cara.
  • se há proximidade de água, o que pode significar um solo alagado.

Caso já existam construções nas proximidades, os vizinhos podem te ajudar contando sobre a construção deles.

O lote ideal leva em conta a posição do sol. E dos vizinhos.

Saber onde o sol nasce e onde se põe pode favorecer sua escolha. Isso porque o ideal é deixar os quartos voltados para o nascer do sol. Dessa forma, a luz solar estará incidindo em um local e horário adequados.

Aliás, não deixe de conferir também se um terreno vazio irá, posteriormente, mudar essa iluminação natural da sua casa.

E para que sua escolha seja realmente “iluminada”, confira também a vizinhança. Em alguns empreendimentos ela já existe, e visitar o local em horários diferentes é sempre importante. Confira o entorno e faça uma verificação inclusive à noites e nos fins de semana.

Saiba mais sobre recuos obrigatórios e zoneamento

Recuos obrigatórios estão na Lei de uso e ocupação de solo de cada município. Em geral, a frente tem valorização em torno de 30% do valor do lote. Por isso, é preciso compreender sobre os recuos obrigatórios e como irão afetar na construção em seu terreno.

Sobre o zoneamento urbano, a decisão resvala no que pode ser construído em cada local. E a partir dele se decide se serão apenas residências, prédios, comércio, indústrias ou zonas mistas. Através do zoneamento, também se conhece o número de andares e quanto pode ser ocupar do solo.

Matas nativas e a infraestrutura da região

Ao mesmo tempo que estar cercado de áreas verdes pode ser excelente para a qualidade de vida, é preciso compreender o impacto disso em seu terreno. Caso haja árvores nativas, por exemplo, é preciso de autorização para cortá-las. Também há locais de preservação ambiental que não podem ser desmatados além de faixas próximas a rios, obrigatoriamente, preservadas.

Em relação à infraestrutura do local, é necessário conhecer sobre o abastecimento de água, redes de esgoto e iluminação. E também quais os serviços essenciais que irão atender o local, como: farmácias, padarias, escolas, transportes públicos e outros.

Lembre que quanto melhor a estrutura, mais econômico e financeiramente viável o terreno será.

O lote ideal tem a documentação toda na base da legalidade

A escolha do terreno precisa estar legalmente de acordo com todas as regras. Se você tem dúvidas sobre quais seriam, confiram esse artigo que escrevemos anteriormente.

Peça as certidões de ações dos cartórios: de protesto, de execuções fiscais e de ações federais do proprietário e cônjuge. Se a compra for de pessoa jurídica, você precisa pedir a Certidão Negativa de Débitos (CND) do INSS.

E não se esqueça de pedir um comprovante com as metragens do terreno e valor venal além da certidão negativa de débitos municipais.

E para você: o que é mais importante ao escolher um lote?

Agora que você avaliou questões seminais, pense exatamente em qual é o seu sonho. O que você considera importante? Quantos cômodos gostaria que a casa tivesse? Quer economizar na compra ou na obra? E de que forma esse terreno facilita a construção da casa que você quer?

Utilize essas informações e escolha com segurança.

E esta escolha ainda pode ser facilitada se você decidir escolher o seu lote conosco.

A Lotenet é o primeiro e único portal exclusivo de vendas de lotes do Brasil, e une clientes, loteadoras e corretores em um só lugar. Clique em um dos ícones abaixo e saiba mais.

Consideramos que este é um momento passageiro porém que requer cuidados e informação. 

Whatsapp: O lote ideal
Facebook: O lote ideal
Linkedin: O lote ideal
Youtube: O lote ideal
Instagram: O lote ideal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *