Dicas,  Mercado Imobiliário

Lotes e pandemia: vale a pena comprar agora?

Lotes sempre foram a menina dos olhos do setor imobiliário e é fácil entender o porquê. Além de um investimento seguro, simples de adquirir e com alto retorno de revenda, os lotes permitem o planejamento desde a base. Mas devido à pandemia do novo coronavírus, as dúvidas de quem deseja comprar seu lote se ampliaram, e a busca por oportunidades com menores riscos é a nova palavra de ordem.

De maneira geral, a recomendação inicial é compreender qual fatia de sua renda será comprometida na aquisição de um lote. E entender que o fim da pandemia existirá porém não é possível prever uma data para tal.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o cenário econômico imobiliário e responder à pergunta que tem tirado o sono de investidores e clientes. Vem conosco!

A resposta do mercado imobiliário à Bolsa de Valores

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), todo o setor imobiliário tem uma forma mais suave em momentos de crise, devido sua liquidez.

Isso porque mesmo em uma situação em que a Bolsa teve sua maior queda (40%) o preço dos imóveis e terrenos não possuem a mesma volatilidade.

Por exemplo, na crise de 2014, a redução de preços foi ligeiramente modesta. O estudo reflete que, de maneira geral, os valores de venda caíram em 3 anos, pouco menos de 17%.

Se por um lado, isso mostra a estabilidade do setor, por outro, mostra que não existe “um momento ideal para comprar um lote”.

E isso acontece justamente por que  o lote, como bem próprio ou de investimento, não absorve esse impacto negativo das crises.

Pós Covid-19 e o mercado de vendas de lotes

Antes da pandemia, o cenário e a expectativas de crescimento eram enormes para 2020. Contudo, mesmo após a crise, ainda há uma perspectiva favorável para a retomada. O motivo é um conjunto de medidas tomadas pelo setor e pelo poder público. Por exemplo, a reforma da previdência, a redução da Taxa Selic. Além disso, a oferta e demanda do setor permanecem em alta.

Confira no vídeo abaixo a opinião do consultor da Lotenet Deni Lamb.

Juros atingiram um patamar histórico estável

Não há garantias de que, com a crise, os juros atinjam patamares menores dos que aplicados hoje. Isso porque os bancos seguem a Selic mas a situação atual não é comum. Logo, a qualidade da carteira de crédito acaba pesando mais do que a política monetária.

Em geral, as instituições financeiras estão cautelosas com a inadimplência. Além disso, a Caixa Econômica Federal já estabeleceu os recursos para financiamentos que apontam para a forma como serão realizados.

Ainda que haja uma queda na capacidade pagadora de quem já contratou anteriormente um financiamento, novos contratos estão mais fáceis de fechar.

Por isso, se você está receoso e com recursos disponíveis para adquirir o seu lote, não há mudanças significativas no atual cenário.

A única recomendação é a cautela, para que sua aquisição esteja dentro dos padrões legais e seja realizada por uma loteadora confiável.

Lotenet: o primeiro portal de vendas de lotes online

Sendo o primeiro e único portal exclusivo de vendas de lotes no Brasil, a Lotenet tem no diferencial a sua marca. Isso porque acompanha o crescimento da cultura de vendas online e apresenta uma plataforma estratégica e inovadora.

Por isso, reúne em um único local clientes, loteadoras e corretores.

Para quem deseja comprar um lote, o atendimento é especializado e a variedade constante.

Se você quer vender um lote, tem a comodidade da exposição efetiva em um portal completo.

Para corretores, você terá um comissionamentos acima do mercado.

E por último, para loteadoras, você acompanhará a tendência online em ascendência no mercado imobiliário.

Clique em um dos ícones abaixo e saiba mais.

Whatsapp: Lotes
Facebook: loteamento
Linkedin: Lotes e pandemia
Youtube: pandemia e compra de lote
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *