taxa selic pandemia
Dicas,  Mercado Imobiliário

Taxa Selic: corte em meia à pandemia aumenta o interesse em imóveis

Em tempos difíceis, ainda é possível ter boas notícias! A Taxa Selic, no período da pandemia, se tornou um fator importante para o setor imobiliário. Em outras palavras, aqueles que ficaram felizes quando a taxa chegou a 5% no ano passado, têm mais motivos para comemorar. Com o menor índice histórico, ela atingiu o patamar de 2,25% no último mês de junho, e favoreceu um novo fôlego ao mercado.

Ainda que muitas empresas estejam receosas se este é o momento de apostar na venda de lotes, os números explicam o momento de forma positiva. Segundo a edição do Jornal Correio Braziliense de 30 de junho, houve um aumento de 6% no interesse por lotes no último mês de junho. Além disso, a mesma pesquisa informa que a intenção de compra subiu de 55 para 58%.

E se você está se perguntando o que a Taxa Selic tem a ver com tudo isso, acompanhe conosco esse artigo!

Menor Taxa Selic aponta para maior procura por crédito habitacional

A avaliação do setor imobiliário, após a queda da Taxa Selic, aponta para duas notícias distintas. A primeira explica que o corte para 2,25% foi o último dos juros básicos e não deve haver uma nova onda importante. A segunda tem a expectativa no aumento pela compra de lotes e terrenos, justamente por causa dessa redução.

E isso acontece porque esta redução faz com que os fundos de renda fixa percam rentabilidade. Logo, a aquisição de lotes, mesmo durante a pandemia, se torna uma opção viável e com grau mínimo de perda.

Conforme o diretor da Lotenet Deni Lamb abordou em sua última live, mesmo em um cenário de apreensão, há cases de sucessos acontecendo. E isso porque há interesse de investidores em transferir o dinheiro aplicado em outros segmentos para lotes e terrenos.

Também é evidente a procura por lugares que dêem conforto e privacidade aos clientes, que estão reaprendendo as novas modalidade de interação e colocando o home office como possibilidade permanente.

Lotes tendem a valorizar em todos os cenários econômicos

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), todo o setor imobiliário tem uma forma mais suave em momentos de crise, devido à sua liquidez.

Isso porque mesmo em uma situação em que a Bolsa teve sua maior queda (40%) o preço dos imóveis e terrenos não possuem a mesma volatilidade.

Por exemplo, na crise de 2014, a redução de preços foi ligeiramente modesta. O estudo reflete que, de maneira geral, os valores de venda caíram em 3 anos, pouco menos de 17%.

Se por um lado, isso mostra a estabilidade do setor, por outro, mostra que não existe “um momento ideal para comprar um lote”.

E isso acontece justamente por que  o lote, como bem próprio ou de investimento, não absorve esse impacto negativo das crises.

Além disso, é necessário perceber que a compra de lotes ainda possui o adicional da construção de um imóvel para locação. Isso significa uma renda agregada que nenhum outro investimento é capaz de fazer com o mesmo retorno.

Demanda por imóveis será beneficiada com a queda da Taxa Selic

De acordo com o IBGE, o Brasil possui um déficit habitacional de 5,5 milhões de residências. Some a isso o aumento populacional e temos uma demanda por imóveis que está em constante crescimento. 

Por isso, é importante analisar que o cenário de pandemia tem impacto em negociações imobiliárias, mas está alinhado diretamente à oferta e demanda. E não necessariamente a uma situação extraordinária.

Também precisamos levar em conta que a aquisição de lotes e terrenos permitem gerar renda passiva e estabilidade de investimento. Com a Taxa Selic a 2,25%, o mercado cria a situação ideal para aqueles que estão aguardando o momento certo de fechar um negócio.

Para concluir: vamos combinar que todo esse interesse contínuo do cliente precisa ser aproveitado de maneira adequada pela incorporadora ou corretora. A oportunidade de vender mais, mesmo em período de crise, precisa estar focada a um planejamento de como fazer da forma correta.

Aqui na Lotenet nós trabalhamos pautados em oferecer confiança e segurança a nossos clientes. Por isso, convidamos você a saber mais sobre “A importância da gestão de marketing para um lançamento de sucesso”, tema da nossa próxima live no Instagram. Siga nosso canal e não perca a chance de transformar o seu negócio em um campeão de vendas!

Whatsapp: taxa selic
Facebook: Taxa Selic
Linkedin
Youtube
Instagram: Taxa Selic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *