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Corretor 4.0 – Desafios e oportunidades

O corretor 4.0 tem o desafio mais complexo de todo o mercado imobiliário, com o lema de “vender sem vender”. Ainda que pareça contraditório pensar nesse termo, ele é o ideal para a compreensão da nova realidade.

Em uma área competitiva e dinâmica, o jargão significa ir além da venda simples, como a conhecemos.

O lema surgiu em 2017, no Centro Global de Transformação de Negócios Digitais (DBT Center) e se refere a um mercado mais inteligente e focado em experiências.

Isso porque o uso da tecnologia, nas mais variadas dimensões, aumentaram exponencialmente a interação e as possibilidades no trabalho do corretor. Além disso, temos também a pandemia do coronavírus, que remodelou a forma e vender e exigiu que os corretores inovassem o seu atendimento.

Em tempos de mudanças, ficar atento ao comportamento do consumidor é fundamental, contudo, o momento exige saber alinhar tecnologia com atendimento. Dessa forma, ser capaz de antecipar tendências de mercado, reduzir custos e aumentar os resultados.

Confira em nosso artigo os desafios e oportunidades do corretor 4.0 e esteja pronto para transformar sua corretora em um sucesso de vendas. Vem conosco!

Pilares fundamentais para se tornar um corretor 4.0

Segundo os especialistas, não basta apenas saber usar as ferramentas tecnológicas adequadas para fazer o seu upgrade de corretor. É preciso extrair de cada uma delas todas as possibilidades que otimizem a venda e tragam satisfação ao cliente. E para isso, existem cinco pilares que precisam ser considerados. 

Ou seja, além de uma gestão de marketing eficiente, como abordado no último Momento Lotenet pelo diretor Deni Lamb, o profissional precisa estar envolvido nos processos do início ao fim. Por isso, é essencial considerar:

1 – As pessoas

O profissional da nova economia não é apenas aquele que possui habilidade técnica incrível. Para se tornar um expert em vendas, seu fator principal precisa ser entender o comportamento humano. Isso significa mapear expectativas, anseios, desejos e emoções do cliente.

2 – A estratégia

Após saber para quem fazer, o corretor 4.0 precisa descobrir como fazer. E neste caso, não basta apenas deduzir ou testar possibilidades. Ele deve conseguir extrair da tecnologia, como por exemplo, landing pages, personas, chatbots, qual a melhor forma de encantar seu cliente.

3 – Os processos

Nesse pilar, o método busca criar uma rotina de trabalho, com foco naquelas que foram testadas e se mostraram mais assertivas.

4 – A tecnologia

Ao saber utilizar a tecnologia a seu favor, o corretor 4.0 será capaz de se manter ativo e atualizado sobre todas as ferramentas. O importante é escolher aquelas que se adequem ao interesse do cliente, melhorando assim a gestão de sua carteira de loteamento.

5 – A venda

Para o corretor 4.0, o que ele vende não é um produto, um imóvel ou um lote. Ele vende confiança. E para que isso seja o foco, é preciso compreender o ciclo de vendas e estar preparado para objeções.

Inteligência tecnológica muito além da inovação

Após entender os pilares que direcionam as iniciativas do corretor 4.0, é imprescindível saber como aplicá-los. Isso porque a proposta de inovar precisa considerar a utilização das vendas presenciais de modo a ampliar as perspectivas, não substituí-las.

Drones, sistemas de realidade virtual, chatbots e até mesmo QR codes com informações sobre os terrenos e lotes podem ser utilizados. Mas antes de transformar a sua corretora em uma referência tecnológica, a pergunta a ser feita é: qual a utilidade de tudo isso para o meu negócio?

Portanto, o planejamento estratégico, a pesquisa de mercado e um marketing assertivo em ações promocionais devem estar alinhados com a iniciativa. Apenas a partir deles, uma corretora poderá entender a exigência dos clientes.

Um exemplo claro desse alinhamento é a presença digital personalizada, com acesso às redes sociais de modo interativo e complementar. Em outras palavras, precisam existir mecanismos que permitam ao cliente participar da experiência de adquirir o seu produto, muito mais do que tomar decisões sozinho.

Aliás, esse padrão de comportamento está criando novos hábitos de consumo, que não se restringem mais à Geração Z. Conforme estudos do ramo imobiliário, mesmo após a pandemia, vários destes impactos serão permanentes.

Convergência precisa estar no vocabulário do corretor 4.0

Se a tecnologia se tornou a maior aliada das corretoras, ela também nivelou o campo de atuação dos concorrentes. Isso significa que, de maneira geral, todos aqueles preparados para usá-la a seu favor, terão possibilidades semelhantes de vendas. Então, como fazer para que o seu negócio se destaque em um mercado em crescente ebulição?

Ao compreender que o corretor precisa se reinventar, as estratégias de marketing e fortalecimento de uma marca irão mudar com essa reinvenção. E com isso, o papel de uma coordenadora de vendas deixa de ser um adicional e passa a ser o ponto chave para o sucesso da sua corretora.

Isso porque captar potenciais clientes, treinar uma equipe, elaborar um plano de marketing e executar ações assertivas tomam tempo e precisam ser funcionais.

Pensando nisso, a Lotenet oferece uma coordenação efetiva de vendas, auxiliando as corretoras em todos as etapas. Do lançamento de um empreendimento ao back office e pós venda, nós podemos transformar seu negócio com planejamento e processos eficazes.

Entre em contato conosco e alavanque suas vendas! Temos todos o suporte para sua equipe se tornar referência como corretores 4.0.

E para entender mais sobre como mudar a sua forma de vender, assista na próxima segunda o Momento Lotenet em nosso Instagram. Nos vemos lá!

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