valorização do lote
Cidades e Bairros,  Dicas

Valorização do lote: o que considerar na hora da compra

A valorização do lote é um dos principais fatores que devem ser levados em consideração antes de tomar a decisão de adquirir um terreno, seja para morar ou para investir.

Em ambos os casos, a possibilidade de valorização do terreno no futuro é o que irá determinar se você fez um bom negócio ou não.

Algumas características do próprio loteamento, além de particularidades do seu entorno e vizinhança podem contribuir para que o preço final seja diferente do valor pago pelo lote.

Por isso, preparamos esse artigo para você compreender mais sobre o assunto e se sentir seguro para fechar bons negócios. Vem conosco!

1 – A valorização do lote se inicia em sua localização

Primeiramente, o endereço de um terreno é o item que deve ser considerado quando se pensa em valorização do lote. Em outras palavras, regiões da cidade com potencial de urbanização e bairros com possibilidades de revitalização e crescimento abrigam loteamentos que tendem, no futuro, a ter valorização mais efetiva.

Todos os aspectos geográficos como passagem de rios ou córregos, barrancos e outros, precisam ser considerados. Dessa forma, será possível saber se possíveis problemas, como deslizamentos e desabamentos, não irão frustrar o comprador tempos depois.

E por último, devido ao êxodo urbano, lotes em cidades de médio ou pequeno porte, estão tendo maior valorização do que aqueles próximos demais de grandes centros urbanos.

Em geral, a tendência é estar próximo das cidades mas sem ser afetado por problemas como trânsito caótico, poluição ou insegurança.

2 – Considere todos os arredores do loteamento e a topografia

Os imóveis vizinhos e as características da vizinhança também fazem a diferença no preço de um lote ou terreno. A presença ou possibilidade de construir sem padrões ou mesmo infraestrutura deficiente ou sem acessibilidade podem ser fatores de desvalorização do lote.

Por outro lado, ruas visualmente bem organizadas, casas similares nas construções e calçadas bem demarcadas tendem a gerar valorização do lote.

Em relação à topografia, terrenos muito irregulares – seja com aclives ou declives acentuados – possuem menor valorização por gerarem maiores custos de terraplanagem e aterramento.

Clique aqui e saiba mais como escolher o lote ideal.

3 – A valorização do lote depende da segurança da região

Lotes situados em regiões bem iluminadas, que recebam ronda ou patrulhamento constante, ou ainda próximo a postos de vigilância ou Polícia geram uma percepção positiva a seus compradores. No caso de residenciais fechados, a segurança é um fator essencial para a valorização do lote. Seja através de fechamento perimetral, câmeras 24 horas ou portaria, a segurança talvez seja o item mais recorrente para ter certeza em um bom negócio.

Clique aqui e saiba mais sobre segurança em condomínios fechados.

4 – Serviços públicos e comércios essenciais

A proximidade de um terreno a serviços como postos de saúde, hospitais, linhas de transporte público, escolas ou correio são alguns dos fatores sempre considerados para a valorização do lote. No caso do lugar ainda não oferecer essas comodidades, é importante saber se existem planos de investimento dos recursos municipais nas proximidades do lugar. A mesma situação vale para  prestadores de serviços particulares. Por exemplo, bancos, médicos, dentistas, cartórios, chaveiros, supermercados, padarias, pet shop e outros.

Além disso, pontos turísticos de lazer, entretenimento e cultura, como restaurantes, livrarias, teatro, cinema, shopping, parques e praças são outros itens que contam muito.

É importante sempre considerar todas essas possibilidades, uma vez que comprar o lote é um investimento viável. Não apenas pelo valor inferior à compra de casas ou apartamentos prontos como também pela chance de revenda fácil do terreno.

Viva Boulevard: seu lote muito valorizado em Conselheiro Lafaiete

E agora que você já sabe mais sobre os itens que geram valorização de um lote, você precisa conhecer o Viva Boulevard.

Um loteamento pensado e planejado para as pessoas viverem a vida, a família e as experiências mais incríveis.

O loteamento foi desenvolvido com dois núcleos distintos e complementares: comerciais e residenciais. A região comercial do empreendimento conta com lotes a partir de 390m², uma avenida central que contemplará uma ciclovia, equipamentos de ginástica ao ar livre, estacionamentos planejados e a previsão de futuras instalação de um street mall.

Já a região exclusivamente residencial, possui metragens a partir de 360m² e oferece mais qualidade de vida a seus moradores com pista de caminhada, equipamentos de ginástica ao ar livre e playground. Os futuros moradores do loteamento poderão desfrutar de uma grande área verde preservada no entorno e usufruir de uma estrutura completa de comércio com um leque variado de serviços, como supermercados, escolas, farmácias, bancos, academias, restaurantes, lotéricas, padarias, entre outros.

Com localização privilegiada próximo a BR-040, o Viva Boulevard será entregue com toda a infraestrutura de um bairro completo, o que inclui rede de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.

Uma ótima chance para quem quer investir ou para aqueles que buscam comprar um lote para construir uma moradia própria.

Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *