centralidade urbana o que é
Cidades e Bairros,  Mercado Imobiliário

Centralidade: porque ela é importante para sua decisão de escolher um lote

A centralidade urbana se refere, sobretudo, a um conjunto de importantes e típicas funções que dá à uma localização o papel condutor no desenvolvimento em seu entorno. Em cidades estabelecidas, ela pode ser definida como o que chamamos de “centro”. Isso porque ele abriga comércios, serviços e outros que facilitam a vida de seus moradores, que podem resolver tudo em um único lugar.

Porém, com o advento de novas centralidades, é possível que as funções de bairros planejados ou residenciais se aproximem dessa iniciativa.

Mas você sabe como isso acontece? E principalmente, como isso impacto na sua escolha de um lote ou terreno? Confira no nosso artigo da semana tudo sobre o assunto.

A localização de um empreendimento é importante mas sua centralidade é mais

Primeiramente, é importante não confundir centralidade com localização. Em geral, quando um empreendimento está próximo de centros urbanos, ele pode usufruir de todas as comodidades resultantes do lugar, mas isso não significa que sua localização possui centralidade.

Há uma velha máxima no mercado imobiliário que diz que, ao elencar as 3 principais qualidades de um imóvel ou terreno, a resposta precisa ser: localização, localização e localização.

Contudo, isso também está mudando.

O perfil do novo cliente está, na maioria das vezes, interessado em adquirir lotes ou terrenos em áreas potenciais, e não necessariamente prontas. E isso se dá para evitar o caos urbana, o trânsito e até mesmo a poluição das cidades.

Em contrapartida, é necessário que essas localidades tenham fácil acesso a pontos estratégicos e porque não, permita que a centralidade se construa a seu redor.

É isso mesmo! Nem sempre a centralidade já existe no local, mas é possível perceber fatores que indicam o potencial de crescimento organizado a seu redor. Isso tudo através de uma pesquisa de mercado.

Como saber se haverá centralidade onde você irá comprar o seu lote

O surgimento da centralidade depende de diversos fatores, mas é possível apontar os principais indicativos. O primeiro deles está ligado às vias de acesso do empreendimento, suas possibilidades construtivas e planejamento. Também não podemos esquecer do êxodo urbano, que tem direcionado o mercado imobiliário para cidades de médio e pequeno porte.

Não é possível falar de centralidade sem considerar que as características de uma localidade são dinâmicas.  Por isso, é preciso entender que “nem toda área serve para tudo e nem tudo serve para aquela área”. Isso porque a localização vai mudando com o tempo, e exige pensar em seu entorno a longo prazo.

Por esse motivo, estamos sempre muito mais próximos do modelo quando pensamos em um bairro ou residencial construído do zero. Ou seja, a liberdade de decidir toda a infraestrutura de um residencial permite mais chance da centralidade ser planejada. E por fim, real.

Outros pontos importantes que indicam a centralidade são: o crescimento ordenado, a capacidade de atrair empresas e serviços e, por último, a segurança.

Viva Boulevard: a próxima centralidade de Conselheiro Lafaiete

Com o propósito de estar na próxima centralidade de Conselheiro Lafaiete, o Viva Boulevard foi projetado para oferecer tudo o que você precisa, e atrair serviços e comércios para ampliar a já importante rede comercial em sua volta.

Isso porque o empreendimento possui possibilidade de serviços essenciais como supermercados, farmácias, padarias, lotéricas, dentre outros. Com saída fácil pela BR-040, ele está a apenas 10 minutos do centro da cidade, e irá se consolidar em uma área com enorme potencial construtivo.

Confira abaixo o vídeo do Viva Boulevard.

E agora que você já sabe tudo sobre centralidade e sua importância, entre em contato e adquira já o seu lote no Viva Boulevard. Como moradia ou investimento, você estará fazendo um negócio com alta capacidade de retorno.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *