Cidades e Bairros,  Mercado Imobiliário

Novas formas de morar: entenda a mudança do consumidor ao adquirir um lote ou terreno

As novas formas de morar não são uma situação nova, mas foram ressignificadas após a pandemia do novo coronavírus. Não só as preferências dos consumidores foram mudando ao longo dos anos, como medidas causadas pela COVID pontuaram alterações profundas na busca dos clientes por lotes, seja para construir ou morar. As orientações de isolamento social impostas para conter o avanço da doença, suspendeu ou impactou de maneira significativa em empresas dos mais diversos setores. E em momentos de crise, as preferências do consumidor se tornam ainda mais importantes.

Por isso, preparamos este artigo para esclarecer quais comportamentos do consumidor foram consolidados ou alterados. Além disso, quais destes podem ser considerados definitivos ou transitórios? As novas formas de morar ficarão como padrão para gerações futuras? Saiba mais abaixo.

Home office, viagem de negócios e escritório dedicado

A principal alternativa adotada pelas empresas durante a pandemia foi o trabalho remoto. Com ele, várias pessoas passaram a pensar em seus espaços com um local dedicado para o trabalho. Primeiramente, o home office foi adotado às pressas, mas para boa parte das empresas, mostrou-se uma alternativa interessante. Isso porque ele excluiu o trajeto do profissional até o local de trabalho, criou reuniões mais curtas e dinâmicas e permitiu que o convívio familiar fosse maior. 

A partir disso, as viagens de negócios passaram a ser menos frequentes, gerando economia para empresas com hospedagens, vôos e translados. 

Por sua vez, ficando mais tempo em casa, notou-se que a criação de um espaço reservado para trabalho deixou de ser uma opção. Agora ela é uma necessidade e precisa ser pensada a partir da capacidade construtiva do lugar.

Com isso, a busca por lotes para apartamentos ou casas maiores figurou como a principal mudança nas novas formas de morar. E isso afetou, diretamente, todo o cenário do setor imobiliário.

Aplicativos, comércio de bairros e centralidade nas novas formas de morar

Ao restringir a locomoção e o funcionamento de alguns comércios durante a pandemia, o uso de aplicativos para compras e a vantagem de morar próximo a serviços essenciais ganhou um grande espaço na economia. 

Isso porque o delivery se mostrou uma forma segura de comprar. Além disso, a tendência de consumir no comércio do próprio bairro ou em suas proximidades beneficia quem precisa passar a maior parte do tempo em casa. Com isso, cria-se novas centralidades ao redor de empreendimentos bem estruturados.

É importante considerar que estas medidas soam como de longo prazo, e após o hábito do consumidor em aproveitar tais facilidades, dificilmente ele irá querer outras possibilidades.

No caso de estudo e capacitação (como cursos online), as novas formas de morar exigiram uma infraestrutura maior do local, com internet de alta velocidade e, assim como o home office, um espaço dedicado para crianças e jovens realizarem o ensino à distância.

Outras mudanças importantes

Por último, segundo relatório da Fecomércio-SP, o turismo de lazer, por exemplo, passou a ser priorizado em ambientes restritos e internos. Piscinas, praças e pistas de caminhada ou para bicicletas ganharam espaço, por demonstrarem uma opção segura em relação a shoppings ou cinema.

O êxodo rural – com a migração de pessoas para cidades menores e com menos fluxo de trânsito – foi acelerado, incluindo até um uso menor do carro próprio.

Conheça o Viva Boulevard: a sua melhor opção em Conselheiro Lafaiete

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as novas formas de morar, é hora de conhecer sua melhor opção ao escolher um lote. Para quem busca um lugar para morar com a família, o Viva Boulevard oferece toda a infraestrutura que você precisa, com a centralidade que você merece. Isso significa  conforto e bem-estar em praças de convívio comum, playground, equipamentos de ginástica ao ar livre, ciclovia e pista de caminhada. Além disso, você contará com vias largas com estacionamentos planejados, infraestrutura completa e de qualidade com fornecimento de água, esgotamento sanitário, ruas iluminadas e arborizadas.

Mas se o seu negócio é comprar lotes para um investimento seguro, o Viva Boulevard também é para você. Isso porque está a apenas 10 minutos do centro de Conselheiro Lafaiete, na saída para BR-040 e com alto potencial construtivo.Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *